adj. 2 gén., que cola ou adere sem necessidade de ser humedecido

domingo, dezembro 05, 2004

Pavlov's Dog

Há um facto curioso que tenho vindo a constatar há já algum tempo.

Estava eu de visita a um centro clínico, numa sala de espera com mais umas 10, 15 pessoas, quando, de repente, se ouve uma melodia polifónica.

Curiosamente o dono do telemóvel ainda não estava embuído do espírito natalício e por isso não era o "We Wish You a Merry Christmas". Ainda assim era um toque personalizado, não muito comum.

Mesmo estando eu perfeitamente consciente do toque que tenho no telemóvel, mesmo tendo o aparelho no bolso das calças e ele não estar a vibrar, mesmo tendo visto o dono do telemóvel que de facto estava a tocar atender a chamada, não me consegui conter e lá fui tirar o telefone do bolso e olhar para ele.

Para quê?

Podia começar a tocar, por solidariedade? Podia estar no silêncio para não interromper a melodia do que começou a tocar primeiro? Podia eu estar distraído a meditar sobre esta teoria e não me ter apercebido de uma mensagem a chegar?

Nada disso... Lá estava ele... bloqueado e silencioso.

Podia estar aqui a dissertar sobre a possibilidade de isto ser uma disfunção mental minha, mas o que é certo é que como eu, mais três pessoas sacaram e olharam para os seus telemóveis inertes...