adj. 2 gén., que cola ou adere sem necessidade de ser humedecido

terça-feira, novembro 16, 2004

Cinema... no geral e no específico! :P


Nada como irmos ao cinema cheios de "ânimo" ver o que filme que "queremos" e encontrar uma agradável surpresa... o filme consegue ser ainda pior do que inicialmente parecia! :P

Um filme que me parecia ser uma lamecha romântica, afinal era uma treta duma pseudo-teoria da conspiração... Claro que teve pormenores muito bons, mas parece que um filme tem mais do que umas boas e fugazes cenas. Digo eu... Assim de repente o argumento convém que esteja à altura, acho... Bom não me quero alongar muito... "Noblesse Obligé" (and time constraints)!
Isto de misturar línguas para parecer muito culto e enriquecido culturalmente é um espectáculo! :P (Isso é para outro post... :P)
Os filmes têm de ter boas cenas, tendo (Matrix) ou não (Star Wars - antigos!) recurso a grandes desenvolvimentos tecnólogicos, e/ou um grande argumento (A Vida é Bela; Sexto Sentido; Fight Club; eXistenZ; Trainspotting; Pulp Fiction; etc..).
Juntar as duas coisas é complicado mas o Shrek, o Lord of the Rings e outros do género são geniais e ficam na memória por causa disso. Não são fenómenos, nem duma nem doutra coisa, mas ficam pela junção de ambas. No caso do Lord of the Rings, os efeitos especiais servem para realçar o argumento e tornar todo o filme muito mais apelativo. E mesmo no Shrek, sem os bons efeitos, o argumento por si só não teria nem 10% do efeito pretendido...

Bom, resumindo, ir ao cinema para ver filmes com uma ou duas boas cenas é um desperdício, ou ver um filme que tem um argumento medíocre, se calhar nem vale a pena ir, porque há "home cinema" para ver essas coisas... :P

No entanto, e apesar de tudo, há sempre boas surpresas.. muito boas surpresas.. Agora lembro-me muito bem de duas, Big Fish e Jeux D'Enfants. Uma pessoa vai receosa e encontra dos melhores motivos para ir ao cinema, e apostar nele, que poderão existir! O primeiro filme foi-me algo penoso porque me lembra, e muito, uma pessoa que possivelmente é das que me é mais querida. O segundo porque me faz ver outra perspectiva do Amor - que acho que não conseguia acompanhar. Ambos os filmes são LINDOS! E ambos foram enfrentados, incialmente, com desdém...
(Lembrei-me agora, depois de tudo escrito, do filme do homem do tractor, novamente... LINDO! E gostei, apesar de tudo, do musical da Bjork.. :P)

Resumindo e concluindo, ir ao cinema "comercial" cada vez mais me aborrece, mas o "alternativo" é complicado de se achar e de lá chegar... Apostar no "escuro" (comercial) e sairem pérolas é uma raridade, apostar no alternativo e sairem pérolas é uma normalidade.
Agora que penso melhor nisso reparo que os filmes alternativos vivem muito do argumento e os comerciais da imagem. E isso levava-me a entrar numa profunda análise do povo português.. o que é outro post... :P

P.S. - Fui acrescentando, amiúde, filmes que me ia lembrando de serem muito bons e é engraçado que a grande maioria foi pelo argumento... Mais haveriam, certamente, mas a minha cabeça não está para mais...

Última conclusão, a sério que acaba por aqui (! :P), em jeito de resolução... Saldanha, here i go (at least more often)! :P