adj. 2 gén., que cola ou adere sem necessidade de ser humedecido

sexta-feira, novembro 12, 2004

Empatas

Outra coisa que me atormenta, desde que me conheço a fazer compras em hipermercados:

O processo de selecção dos produtos e seu acondicionamento no carrinho (que pena que eu tenho de já não caber nas cadeirinhas dos carrinhos...) normalmente corre sem precalços de maior. Só um ou outro conflito entre a voz da gula e a voz da razão, cujo epicentro costumam ser as tartes de nata do Intermarché.

O problema coloca-se quando me dirijo para a caixa. Ao início escolhia com alguma minúcia a caixa que me parecia estar a andar mais depressa. Se todas as outras caixas tinham 10 ou 15 pessoas, tentava escolher uma que tivesse 5 ou 10, ou onde a maior parte das pessoas tivesse cestos em vez de carrinhos.

Sejam quais forem as variáveis é agora que acontece sempre a mesma coisa. Uma das duas pessoas que estão imediatamente à minha frente vai fazer com que a fila pare. Ou é porque têm um produto que não tem código de barras, ou que tem o preço errado, o multibanco "não está a dar", ou porque paga as compras do mês com ticket's refeição de 7,35 € cada um, ou porque insiste em dar a quantia certa para se ver livre de todas as moedas de 1 e 2 cêntimos... Enfim, seja o que fôr, vai acontecer-me. É certinho como o sol.

Hoje em dia, quando vou às compras meto-me numa fila qualquer e tento prever o que é que me vai acontecer quando estiver para chegar a minha vez de ser atendido. Confesso que tenho sido quase sempre surpreendido. Por isso, tiro o meu chapéu aos meus sempre inovadores "empatas".