adj. 2 gén., que cola ou adere sem necessidade de ser humedecido

domingo, setembro 18, 2005

Espécie de papel

Não sei se alguém já reparou mas há algum tempo tem havido uma invasão progressiva da utilização de "uma espécie de papel" assim meio plástico, mas fraquinho, nas facturas e outras coisas demais.
Eu disse "uma espécie de papel" porque deve ter muito maior quantidade de componentes de outro material qualquer do que de fibras de celulose. Como não consigo explicar bem do que aquilo é feito passo a dar exemplos para terem uma ideia do que estou a falar:

_Recibos de multibanco
_Bilhetes de cinema da Warner Lusomundo (ainda alguém se lembra dos antigos quadradinhos de cartão em tons de azul?)
_Facturas da Papelaria Fernandes
_Etc etc

Ora, para que servem as facturas de uma papelaria? Grande parte das pessoas que compra material numa papelaria ou é estudante ou então compra para uso empresarial, ou seja pretende guardar as facturas para descontar nos impostos no final do ano.


Então e os talões de multibanco? Se eles agora até perguntam se queremos com ou sem talão, o que é que eles acham que as pessoas fazem quando carregam "sim"?? Exactamente, a grande maioria das pessoas guarda-os (quando não se esquece deles na máquina, mas isso já é outra história).


E mesmo os bilhetes de cinema? Além de servirem para o funcionário do cinema lhe dar um rasgão à entrada, muita gente (eu incluida) costuma guardar os bilhetes por graça, ou recordação.

Mas afinal o que é que eu tenho contra este "papel"?
Este papel é uma porcaria! (para não dizer coisa pior).
Passado uma semana ou duas a tinta começa a sair nas zonas vincadas, um mês depois já não se percebe NADA do que lá está escrito.
Isto sem esquecer que este papel não é reciclável, o que deveria ser cada vez mais um ponto a ter em conta, principalmente pelas grandes empresas que deveriam dar o exemplo.


3 Comments:

Blogger Songoku said...

Estou contigo na luta!
Pena que não se possa fazer grande coisa... de certeza que é muito mais barato e pronto!
Ainda assim acho que vou escrever à DECO a perguntar se isto é legal... porque senão compro um livro no início do ano e passado 1 ano e 4 meses quando vou meter já não consigo descontar nada ou invento o que eu quiser e meto lá à mão!!

1:24 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Não é preciso grande explicação. Essa "espécie de papel" é papel térmico, e começou a ser usado com mais frequência porque, oh, sei lá, se "imprime" umas 10 vezes mais depressa que com papel normal e impressoras matriciais e provavelmente (e deve ser esta a razão mais forte) é bastante mais barato.

11:55 da manhã

 
Blogger hoje said...

Ora ainda bem que alguém me esclareceu em relação à natureza deste papel.
É que ainda hoje estive a mexer nos talões e facturas que enchem a minha carteira e reparei nuns papeis completamente em branco. Só com muito esforço e colocando-os em vários ângulos consegui perceber que eram facturas do passe do metro, as quais somos obrigados a trazer sempre connosco para apresentar ao revisor caso se passe alguma coisa com o nosso cartão.
Havia de ser lindo havia, apresentar um papel em branco nessa situação.
Será que estas situações são legítimas o suficiente para poderem figurar no livro de reclamações?

9:47 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home