adj. 2 gén., que cola ou adere sem necessidade de ser humedecido

terça-feira, agosto 09, 2005

É a fome de bola... é a fome de bola...

É certo que, como gajo que sou, gosto de futebol. Não menos certo é que uma das condições para a criação deste blog, era precisamente não falar de futebol.

Não obstante, vou arriscar quebrar a regra para partilhar consigo, estimado leitor (e repare que usei o singular), o meu mais recente devaneio.

Logicamente que o nosso campeonato não é dos mais competitivos da Europa, mas o nosso "defeso" (época de transferências, entre o final de uma época e o início de outra) ou se preferir, o nosso Verão é dos mais animados do velho continente.

Se em Itália ou em Espanha o "mercado" se agita com a chegada de jogadores que custam milhões, por cá o objectivo parece ser contratar o jogador com o nome mais estranho ou difícil de pronunciar.

Isto pode ser muito engraçado e tal, mas é coisa para estragar a época balnear dos comentadores e relatadores desportivos, que têm de passar o mês de Agosto em cursos intensivos de preparação para a época que se avizinha.

Deixo-vos agora uma pequena lista de nomes estranhos, impronunciáveis ou simplesmente
engraçados de jogadores que militam na chamada Superliga e Liga de Honra.
ATENÇÃO!
Leitura não aconselhável a senhoras grávidas com dúvidas em relação ao nome a dar ao rebento. (Nota: não é, de todo, minha intenção pôr em causa a qualidade futebolística dos indivíduos que se seguem, eles encarregar-se-ão disso durante o campeonato).

Ivanildo, Ibson, Fatih Sonkaya, Tonel, Geromel, Attila Dragoner, Selim Benachour, Svärd, Tiero, Targino, Marek Saganowski, Essame, Valnei, Fahel, Mancuso, Komac, Olberdam, Sergipano, Bibishkov, Manduca, Pekic, Ladji Keita, Chidi Onyemah, Diogo Furlan, Ahamada, Albert Meyong Zé, Farnolle, Janício, N'Diaye, Adalto, Dembelé Siramana, Diakité Mamadou, Lacombe, Tchomogo, Sougou, Weligton, Boronad, N'Doye, Sanibal Orahovac, Abdoulaye Niang, Barrionuevo, Rolf Landerl, Mallo Diallo, Benaglio, Belman, Salino, Genalvo, Marchant, Bevacqua, Pateiro, Alex Terra, Rovérsio, Sidraílson, Braíma Injai, Robélio, Lirodiou Gonçalves, Quievreux, Kata, Harison, Alioune Touré, Matias Miramontes, Chilikov, Josieslei Ferreira, Peçanha, Sopalski, Sufrim, Fajardo, Solimar, Bruno Fogaça, Eriverton, Beaud, Junas, Nei, Malá, Buba, Combóio, Ludemar, Moses, Alcaráz, Loukima, Wesnalton, Wegno, Mércio, Raymond Mendy, Malafaia, Cuco, Topas, Abadito, Selmo, Mamadi, Wilsinho, Galhano, Lameirão, Calu, Branquinho, Saric, Costé, Barrigana, Gisvi, Bacari, Shuster, Duka, Serjão, Piojo, Nuno Sociedade, Siston, Orestes, Justiniano, Bock, Oseias, Moacir, Tarantini, Piguita, Banjai, Sanussi, Rebordão, Saavedra e Jairson.

Se a lista tiver o sucesso suficiente e em solidariedade com quem tem que sacrificar o Verão para conseguir articular, sem gaguejos ou hesitações, frases como "Depois de mais uma entrada duríssima de Lirodiou, Josieslei tem de receber assistência médica enquanto Orahovac, Robélio e Olberdam pedem o 2º amarelo para o jogador da Académica" ou "Mais uma jogada de entendimento entre
Geromel, Chidi Onyemah e Genalvo que culminou com um fantástico remate de cabeça de Dembelé Siramana a fazer, assim, o empate para a equipa da casa", prometo acrescentar o clube e a posição em campo de cada um dos jogadores. Está prometido!